Ignorar disciplinas disponíveis

Disciplinas disponíveis

Esta ação justifica-se pela urgência do debate em torno do ensino de adultos em Portugal e na Europa e surge no âmbito do Projeto RIFIA (Projeto de Reflexão para a Intervenção na Formação e Integração de Adultos), Programa ERASMUS + Ação Chave 1- Mobilidade Individual para fins de Aprendizagem/Mobilidade de Pessoal da Educação de Adultos. Pretende-se igualmente responder às necessidades de formação dos professores que trabalham diretamente e com públicos adultos, nomeadamente dos formadores dos cursos EFA.

Com esta ação e com o Projeto RIFIA visa-se estimular a dinâmica da escola, apostando na formação estratégica dos seus quadros de direção e de gestão intermédia, e formadores/mediadores de adultos de modo a obterem-se resultados mais potenciadores de mudança. Assume-se como objetivo base a melhoria das aprendizagens dos adultos e da sua formação, disseminando a informação.

O projeto RIFIA assenta em três vetores: formação contínua dos docentes; a cidadania/interculturalidade e metodologias inovadoras na educação de adultos. Nesta ação pretendemos contribuir para a formação contínua dos docentes e apresentar algumas metodologias inovadoras na educação de adultos, nomeadamente a metodologia da Suggestopedia e Desuggestopedia, desenvolvida pelo búlgaro Georgi Lozanov e as tecnologias da informação e comunicação no contexto da aprendizagem ao longo da vida.