No próximo dia 18 de outubro de 2018, retomaremos o ciclo de encontros formativos “Refletir Percursos na Educação de Infância”.

Estes encontros, de participação livre, destinam-se às educadoras de infância das quatro edições da oficina de formação “Gerir o currículo na educação pré-escolar: planeamento e avaliação na perspetiva das Ocepe 2016.”

Nestes momentos mensais, com a duração de três horas cada, propomo-nos estimular e apoiar processos colaborativos de autoformação e de desenvolvimento profissional. É nossa intenção instituir, nesta pequena comunidade de aprendizagem, uma cultura de participação e de comprometimento de todos na melhoria das respostas educativas na educação de infância. Queremos, essencialmente, garantir que estes encontros se afirmarão como uma rede de apoio à reconstrução de práticas e, simultaneamente, à afirmação de uma perspetiva lúdica e holística das aprendizagens na educação de infância, onde a criança é perspetivada como um ser competente e protagonista da sua própria aprendizagem.

As sessões serão espaços abertos de reflexão onde, ancoradas em bibliografia intencionalmente selecionada, iremos aprofundar temáticas do interesse dos (as) educadores (as) de infância.

Para cada temática, agendaremos duas datas, em dois turnos distintos, de modo a garantir que todos (as) educadores (as) encontram resposta compatível com a sua realidade institucional,